19 Anos

online dedicados aos amantes do bonsai no Brasil e no Mundo.
O tempo não faz de você um bonsaísta, é o seu interior que é ou não.
Bonsai

Árvore centenária repousa no tokonoma
Enquanto repouso em ti.
Vou deixando-me ficar
Aprendendo a secular Arte. 
              
Mário A. G. Leal
Blog Pensando Mario A G Leal
     
Você esta aqui: Home > Variedades > Kusamono
Kusamono

Por: Wolfgang Putz
Áustria

http://home.eduhi.at/user/bonsai/putz_start.html




Plantas de Acento para Bonsai

Na maneira tradicional de apresentar bonsai (Tokonoma) onde o céu, a terra e o homem são simbolizados, está:

  • o caminho  para o céu (ou o objetivo espiritual)
  • a planta de acento para a terra
  • e o bonsai para o homem ( ou a harmonia entre o céu e a terra)


Tokonoma com lariço para a exibição "SAKKA TEN" 2002

A planta do acento deve ser arranjada de tal maneira que o bonsai fique em destaque. Se você olhar por cima  o bonsai deverá estar em menor destaque do que a planta em primeiro plano. quando a planta de acento é colocada  na parte traseira, destaca-se o bonsai mais do que é necessário.
Somente quando o bonsai  é apresentado em uma mesa  mais alta, uma pequena  mesa para a planta de acento é permitida, grama poderá ser colocada sobre uma fatia fina da madeira.
Em uma apresentação de bonsai a planta de acento dá uma idéia da estação bem como da harmonia e do equilíbrio.
As plantas de acento representam as  diferentes estações com as variações das cores das folhas, as flores, as frutas, as sementes, etc....

O bonsai e a planta de acento não devem ter a mesmo folhagem ou as mesmas flores e frutas. O bonsai de frutas e de flores devem ser postos junto com uma planta  de acento lisa. As árvores decíduas serão apresentadas com plantas de acento com flores e/ou frutos.
Você pode usar  plantas silvestres que podem ser coletados na natureza (naturalmente com cuidado sobre as leis para a conservação ambiental e com a permissão do proprietário do local). De outro modo pode usar plantas cultivadas em viveiros. Cada um na arte bonsai pode deixar a  imaginação funcionar livremente!

Quando usar diferentes plantas deve ter em mente que deverão ser da mesma região e com a mesma origem.
Para plantar, os vasos de argila em diferentes formas, texturas ou esmaltes são usados. As esteiras, as placas, as telhas, as pedras lisas, as raizes ou as partes de madeira podem também serem usadas.
A possibilidade de mostrar plantas do acento sem nenhum vaso é apenas permitido com  plantas muito maduras, onde o musgo está crescido  ao redor. Isto é chamado NE ARAI.
Deve ser usado um solo turfoso (uma mistura de turfa e akadama é aconselhável) como  meio para plantar, uma boa drenagem  nos vasos é importante.
As plantas de acento devem ser molhadas regularmente, ocasionalmente pulverizadas e pouco adubadas (para impedir o crescimento demasiado). A cada ano é necessário reenvasar efetuando o corte de raízes e a remoção das partes mortas da planta.
Somente devem ser apresentadas em exibições plantas de acento que possuam boas características e amaduricimento e que foram bem cuidadas ao longo do tempo.
A planta de acento tem uma importante representação, dão destaque  para a apresentação do bonsai  em seu próprio jardim e podem transformar-se em uma outra paixão para o bonsaísta.

Algumas considerações para plantas de acento

Hosta spec. 

Mais de 40 espécies de Hosta,  podem ser encontradas em Ásia, são subdivididas em mais de 3500 diferentes, variedades registradas.
Hostas crescem como arbustos  com as folhas que saem da terra, que diferem na forma e na cor: do delgado ao longo, na forma de coração  ou mais arredondado, em verde,  azul e também com os listras amarelas e brancas. As flores usadas crescem elevadas acima dos arbustos e  suas cores são violeta, azul ou branco.

Amam o solo bem drenado e um  bom  lugar coberto protegido do vento. Se forem molhados regularmente, não se preocupam com sol forte.
Suas qualidades especiais são as folhas maravilhosas e as flores bonitas, e por causa delas foram conhecidas no Japão como plantas de jardim por séculos e coletadas por entusiastas, especialmente nos EUA, intensivamente.
O único problema real é o  amor dos caracóis pelas Hostas . - mas basta manter longe de seu jardim e desfrutar da beleza destas plantas.
Cultivadas em vasos as variedades são mais interessantes: 

Possuem uma variedade fantastíca que saõ: (dwarfed and with colored leaves) 'Little Wonder', 'Catillian', 'Kabitan', 'Masquerade', 'Little White Lines', 'Ginko Craig', Alan P. McConell', 'Green Eyes', 'Rheingold' etc. Tem outras variedades com folahas e cores muito boas. -Com folhas verdes: Hosta venusta, Hosta kikutti, 'Laura', Kifukurin', 'Japangirl', 'Maegi Kifukurin Akikaze', 'Japanboy' etc. - com folhas amarelas: 'Hydon Sunset', Feather Boa', 'Laterna Magica'…… e com folhas pratedas: 'Gray Beauty', 'Popo' .……'Snowflakes' se mostram maravilhosas com uma pura cor branca. 

Aruncus aethysifolius 
Possuem aproximadamente 6" de altura, marrom-verde, galhos finos com folhas de  8" a  10"com flores brancas. O solo deve ser drenado e úmido e colocada em meia sombra.

Rhodohypoxis baurii 

É um sul africano  interessante. Com suas estranhas flores(mais de 1 ", florescendo de junho a agosto)e  hastes finas . Não é muito rsistente ao tempo frio, deve ser portegida no inverno, mais não intensamente.
Rhodohypoxis baurii 'Fred Broome' com flores rosa (como pequenas rosas), R. baurii 'Douglas' com flores vermelho escuro e
R. baurii var. platypetala com branco são usadas normalmente com essas flores rosas.

Epimedium X youngianum 

Esta planta perene (21 espécies), encontrada na região do Mediteraneo ao leste de Ásia, mostra as folhas pequenas. As flores, na maior parte com um dente reto, são branco, amarelo, vermelhas ou violeta e estão juntas.

As espécies mediterraneas gostam de lugares mornos, iluminados  e secos, visto que as espécies asiaticas preferem áreas frescas e de clima ameno.
Epimedium grandiflorum (no oeste da  China) cresce muito lentamente em tufos. Altura em torno de 8" e flores violetas com  1". 
Epimedium X youngianum 'Niveum' (pura flores brancas) e E.X youngianum 'Roseum' (rosa-violeta) são particularmente o charme da espécie. 

Em vasos  prosperam com bastante água e adubação orgânica regular e têm cores alaranjado-marrons . - mas as flores são absolutamente exuberantes!

Ophiopogon planiscarpus „Nigrescens“ 

uma  grama que cresce 5" proveniente do Japão com uma folhagem ligeiramente negra, com  flores coloridas de creme e as frutas pretas, realmente exotica para o bonsai de jardim, disponível também no verde.

Pleione limprichtii 

Este as pequenas orquideas (15 espécies), são aquelas que crescem na terra, vêm do Himalaja, da China e de Formosa e crescem com  folhas delicadas fora dos pseudobulbos e consideradas as mais solitárias flores. A mais forte da espécie é a limprichtii de Pleione (bulbocodioides de sy. P.). Em abril e maio a florada é belissíma, as flores viloeta-cor-de-rosa com até 3" podem permanecer fora (sem molhar a base) durante o inverno. - quando a Pleione está em um vaso, você a protege do inverno em porão ou estufa.

Carex spec. and other small grasses 

As diferentes e pequenas espécies que crescem de Carex são muito agradáveis; também...

Molinia caerulea 'Variegata' com listras brancas até 8".

Koeleria glauca com coloração azul, é uma pequena gramínea resistente a seca. 

Sempervivum spec. 

Há 30 espécies nas montanhas da Europa, da África do norte e da Ásia ocidental.  Possuem muitas formas e cores, muitos delas são híbridos naturais. Mais muitos híbridos desenvolvem-se nos jardins. Aparentemente há umas mil espécies diferentes.

Sempervivum arachnoideum é particularmente delicado com as flores arendondadas que são cobertas com  cabelos minúsculos como redes da aranha. As flores são cor-de-rosa. Sempervivum não é exigente pode estar sob sol pleno ou passar dias sem água. - é chamada de cacto da Europa.....

Geranium spec. 

Este grupo das plantas não deve  faltar em nenhum jardim. Mostra uma variedade larga de uso e é pouco exigente. Há algumas centenas de espécies diferentes para cobrir a terra ou o contorno. Algumas espécies que crescem menores e densas se tornam agradáveis plantas de acento:

Geranium dalmaticum com flores rosas e folhagem colorida ao cair.
Geranium cinereum 'Ballerina' com flores rosa violeta.
Geranium cinereum var. subcaulescens 'Guiseppi' com flores vermelho escuro com olhos negros.
Geranium renardii com flores brancas e folhas iguais a pepel crepe. 

Astilbe spec. 

Este grupo de plantas consiste em mais de 30 espécies, encontradas do himalayas ao Japão e no lado atlantico da America do Norte. Gostam de estar localizadas no sol ou talvez a meia sombra, com solo rico e drenado.As espécies são:

Astilbe X crispa 'Perkeo' com flores rosa violeta e folhas enrugadas,
Astilbe glaberima var. saxatile com flores levemente rosadas e
Astilbe glaberima 'Sprite' com flores brancas. 

 Não é mencionado aqui todo detalhe a respeito do cultivo e uso de plantas de acento, seria impossível naturalmente. Cada bonsaísta pode deixar sua imaginação funcionar livremente, e reconhecerá, que é, e  pode ser, tão interessante quanto coletar bonsai!

Tenha muito prazer com plantas de acento!

ABAIXO ALGUMAS DAS PLANTAS DA MINHA COLEÇÃO

 

 

Texto autorizado por Wolfgang Putz e traduzido por Bergson de M. Vasconcelos









Informativo sobre os bonsaístas
reconhecidos no Brasil

Copright 2011 - Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
Powered By