19 Anos

online dedicados aos amantes do bonsai no Brasil e no Mundo.
O tempo não faz de você um bonsaísta, é o seu interior que é ou não.
Bonsai

Árvore centenária repousa no tokonoma
Enquanto repouso em ti.
Vou deixando-me ficar
Aprendendo a secular Arte. 
              
Mário A. G. Leal
Blog Pensando Mario A G Leal
     
Você esta aqui: Home >
Regras do Bonsai

Matéria permitida pelo amigo Antonio Celso de Castro
do site CELSOBONSAI
E-MAIL celsobonsai@bol.com.br


REGRAS DO BONSAI

Este é com certeza o assunto mais polêmico entre os amantes, os  profissionais e os "desejosos" de serem profissionais da área. 
Neste artigo, vamos "quebrar" algumas regras. 


----- Original Message ----- 
From: celsobonsai 
To: bonsai@convex.com.br 
Sent: Sunday, August 10, 2003 11:16 AM
Subject: Re:Autorização

Olá Mário A G Leal!

Obrigado por suas considerações ao meu site. Ha muito que desejava fazer contato com você também, mas a falta de tempo foi o empecilho mais importante.

A sua página também é muito interessante com um compêndio de informações não encontrado facilmente em quaquer site. - Parabéns também!

Com relação ao artigo referenciado, Informo-lhe que todos os textos e artigos do meu site são de minha autoria. - Todos eles sem nenhuma excessão. Esteja totalmente a vontade para usa-los convenientemente. Precisando da nossa humilde contribuição, é só procurar.

Espero que possamos nos comunicar mais vezes.

Abraços 
Antonio Celso de Castro

Nos meus 18 anos de experiência em Bonsai, o assunto mais comum que vejo entre os "desejosos" de serem profissionais nesta arte, é a avaliação que normalmente fazem dos trabalhos dos outros. Normalmente estas pessoas se sentem como verdadeiros juizes para avaliar o trabalho dos outros e conseqüentemente supervalorizar o seu trabalho. 
Normalmente estes "profissionais" se baseiam em regras tipo: "o Bonsai não deve ser plantado no centro do vaso." - Caso percebam um bonsai que não seja o seu, plantado de uma forma inadequada, costumam dizer que está errado e que neste caso não poderia ser caracterizado ou chamado de Bonsai.

Que  bobagem!  - Até parece que plantar um Bonsai em uma posição correta dentro do vaso é uma coisa difícil. Vamos "quebrar" diversas regras agora, vendo as ilustrações a seguir:

Regra 1 - O Bonsai não pode ser plantado no centro do vaso

Esta regra é a primeira a ir para o espaço.
Este Bonsai é um Pinus parviflora - 90 cm de altura - Seu autor é Satoyoshi Hino. Plantado praticamente no centro do vaso.

Primeiro premio na "Sakufu exhibition" do ano de 1982. Esta exibição é patrocinada pela Associação Nacional do Bonsai do Japão  Nippon Bonsai Association. Este é o concurso  mais importante existente no nosso planeta.

Nota: Não estou aqui querendo incentivar a quebra de regras, penso que as mesmas devem ser seguidas.  Mas é preciso deixar claro que não são estes pequenos detalhes que irão valorizar ou desclassificar um bom trabalho. Quem conhece de regras, pensará que existem muitos outros defeitos neste Bonsai.

Regra 2 - O comprimento do vaso deve ser 2/3 a um pouco mais do tamanho do Bonsai

Segunda regra a ir para o espaço. 
Chaenomeles sinensis - 65 cm de altura - Seu autor é Toshinori Suzuki - O tamanho do vaso aqui, é maior do que a altura do Bonsai. Se um Bonsai mede 60 cm, seu vaso deve medir em torno de 45 cm de comprimento.

Primeiro premio na "Sakufu exhibition" do ano de 1981.

Porque não plantaram este Bonsai em um vaso adequado? Pode ser por várias razões, desde não ter o vaso adequado, que acho não ser o caso neste exemplo, até por razões físicas. Observe as raízes deste Bonsai, elas são extensas e isto pode ter sido o fator principal para que não fosse usado o vaso de tamanho adequado. Para se ter certeza mesmo, só se  perguntarmos para o autor.

Então eu não preciso me preocupar com estas regras?

Claro que sim. O que estamos querendo mostrar com estes exemplos é que estas regras nunca desclassificariam um bom trabalho. Querer classificar um trabalho baseado em "algumas" regras é a maior bobagem.

De acordo com as palavras do Presidente da Nippon Bonsai Association, em um evento sobre Bonsai na Alemanha, "as regras não precisam ser como um Dogma e sim uma referencia" - Você deve tentar atingir o máximo destas regras e isto fará que seu trabalho tenha um valor maior. Muitas vezes não conseguimos atingir estas regras em sua totalidade e isto não quer dizer que o trabalho não é um Bonsai ou que não tenha valor.

Não fique pensando que por causa disto você pode então sair por aí "quebrando regras". É possível distinguir quando uma determinada regra não pode ser atingida, isto é perfeitamente possível de se perceber. 

Regra 3 - O primeiro ramo ou galho deve se iniciar no primeiro terço do Bonsai

Terceira regra a ir para o espaço. 
Pinus paviflora - 35 cm de altura - Seu autor é Saichi Suzuki.

Primeiro premio "Sakufu" em 1976.

Observe que nem o primeiro terço do tronco está livre de ramos e o primeiro ramo ou galho está inserido abaixo do primeiro terço da altura deste Bonsai. Estranho este Bonsai, não é mesmo?

Regra 4 - A altura do vaso deve ser igual ou menor que o diâmetro da base do tronco

Quarta regra a ir para o espaço. 
Pinus thunbergiana - 53 cm de altura - Seu autor é Kyoji Matsuda.

Primeiro premio "Sakufu" em 1991.

É perfeitamente possível observar que a altura do vaso deste Bonsai é maior do que o diâmetro da base de seu tronco. E o mesmo é o ganhador do concurso "Sakufu exhibition" realizado anualmente no Japão, no ano de 1991.

Mais alguns exemplos

A melhor publicação ou revista sobre o Bonsai na atualidade, é sem dúvida a Bonsai Today. Apresenta excelentes artigos de autoria dos maiores mestres internacionais do Bonsai.  É com certeza a publicação de maior crédito aqui no Brasil.  - Então podemos considerar que todo Bonsai que é divulgado na seção "Gallery" desta revista merece estar lá e tem qualidades para isto.  

 
Veja então inúmeros Bonsai's publicados nesta revista, que poderiam ser criticados por aquelas pessoas que se "julgam grandes entendidos", caso estes Bonsai's não estivessem nesta revista. 

Se você apresentar um destes dois Bonsai's em uma exposição, o que vai aparecer de críticos e críticas: "Isto nunca foi Bonsai! - Este cara não sabe nada! - Folhas com tamanho inadequado, fora de proporções - Não tem forma! etc." Mas por estar na revista Bonsai Today, a história passa ser outra e com certeza o
comentário seria: "Interessante este Bonsai" 


Bem fraco!

Quem sabe um dia você consegue

Irreal

Tronco com curva artificial

Está lançando novo estilo?

É parente de dinossauro?

Isto aqui já é apelação

Qualquer um faz igual

Tronco muito fino

Conseguirá sim.

É claro que os Bonsai's das fotos acima, apresentam características que possam fazer você pensar que os mesmos não são dignos, de serem chamados de Bonsai. Mas pode ter certeza que os mesmos são Bonsai's e brevemente você terá outro artigo aqui para explicar esta afirmação. O importante é deixarmos de lado o senso crítico, pois nem sempre temos conhecimento total do assunto.  









Informativo sobre os bonsaístas
reconhecidos no Brasil

Copright 2011 - Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
Powered By