19 Anos

online dedicados aos amantes do bonsai no Brasil e no Mundo.
O tempo não faz de você um bonsaísta, é o seu interior que é ou não.
Bonsai

Árvore centenária repousa no tokonoma
Enquanto repouso em ti.
Vou deixando-me ficar
Aprendendo a secular Arte. 
              
Mário A. G. Leal
Blog Pensando Mario A G Leal
     
Você esta aqui: Home >Mario A G Leal > Demonstrações > Arequipa - Peru
AREQUIPA - PERU

  • CARTAZ
  • DEMO MÁRIO
  • DEMO ANDERSON
  • CARLOS RAMOS
  • TRABALHOS DE JUAN
  • HOTEL CASA DE AVILA
  • AMIGOS
  • TRABALHO DOS ALUNOS
  • CIDADE
  • DETALHES EM AREQUIPA

Nos dias 19 a 23 de Abril, a convite do Renato Ramiro, representante do Club Arequipa Bonsai, estarei em AREQUIPA/PERU para compartilhar o bonsai através das Paisagens de Bonsai. Estará comigo o amigo Anderson Vinturini que fará demonstração de bonsai. É sempre um prazer conhecer novos amigos através da Arte Bonsai.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO BONSAI NO PERU

Não se sabe com certeza quem introduziu o bonsai no Peru mas tendo em conta que aqui temos uma colonia bastante grande de japoneses e chineses, acredito que tenha sido por algum deles este início.
Tenho conhecimento de que um padre, O sr Takehara, japones radicado em Lima, foi o grande difusor da Arte Bonsai nos anos de 70 e 80 através de cursos e exibições em diferentes cidades. Depois, Jaime Vega Cordero foi também um grande propagador sendo que, por volta de 1980 viajou por várias cidades realizando cursos.
Em Arequipa temos várias pessoas que iniciaram este trabalho de difusão sendo que a Sra Hortensia Valdivia e Juan Pablo Coyoche, tinham as suas casas visitadas por todos os novos bonsaistas para conhecerem as suas coleções.
Em Lima, atualmente, existe o clube mais antigo: CLUBE PERUANO DE BONSAI; em Arequipa CLUB AREQUIPA BONSAI "qapac queñua". Nas demais cidades sabe-se que tem aficcionados em Chiclayo , Huancayo, Tacna.
Certamente a mais ilustre visita por aqui tenha sido a do Mestre Masahiko Kimura no ano de 2003, convidado pelo Clube Peruano de Bonsai. No link abaixo existem fotos:

http://bonsaiperu.pcweb.es/kimura1.htm

Atualmente, através das redes sociais existe muito mais comunicação entre os bonsaistas de diferentes cidades incluindo contatos com estrangeiros. Resultado destes contatos foi a visita de Mário A G Leal e Anderson Vinturini a cidade de Arequipa, sendo este o início de novos eventos que elevem o nível do bonsai no Peru.


Renato Ramiro Vargas Vargas
miembro del Club Arequipa Bonsai
http://www.facebook.com/erick.vargas.tejada#!/pages/Arequipa-bonsai/103116069724023




 




 






Carlos Ramos é um dos mais antigos bonsaístas em Arequipa. Sua especialidade é a Paisagem de Bonsai, tendo uma característica bastante pessoal. Além disto é um artista fazendo trabalhos de escultura em madeira e pedra.

 






Juan Jose Nunez Zeta, nos recebeu em sua casa e tive a oportunidade de ver seus trabalhos de Penjing Landscape. Seu professor foi Carlos Ramos que tem aqui, nesta página, alguns trabalhos.



Casa de Avila, é um local muito agradável onde estivemos hospedados e onde aconteceu o evento em Arequipa. Na área do jardim, podemos encontrar estrangeiros de várias nacionalidades estudando Espanhol. Oferecem também cursos sobre a gastronomia Peruana.

 






 
 









Informativo sobre os bonsaístas
reconhecidos no Brasil

Copright 2011 - Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
Powered By