19 Anos

online dedicados aos amantes do bonsai no Brasil e no Mundo.
O tempo não faz de você um bonsaísta, é o seu interior que é ou não.
Bonsai

Árvore centenária repousa no tokonoma
Enquanto repouso em ti.
Vou deixando-me ficar
Aprendendo a secular Arte. 
              
Mário A. G. Leal
Blog Pensando Mario A G Leal
     
Você esta aqui: Home > Mário A G Leal > Paisagem de Bonsai
PAISAGEM DE BONSAI

Não poderia deixar de mostrar meu trabalho, assunto ao qual mais me dediquei no mundo do bonsai e onde mostro um pouco desta arte.
Caso tenha interesse em adquirir o livro abaixo, clique no menu ao lado em MÁRIO A G LEAL -> LIVROS sobre o livro.













Depois de algum tempo trabalhando esta variação da Arte Bonsai, PENJING LANDSCAPE (Paisagem de Bonsai), acredito ter encontrado uma definição adequada: 

"Capturar uma paisagem e aprisioná-la em uma bandeja (suiban) com a sutileza de detalhes é, fundamentalmente, a Arte do Penjing Landscape. Para que isto aconteça temos que deixar que nossa imaginação flua livremente dentro da expectativa que a Natureza nos oferece.  Neste momento, ousarmos como criadores de pequenas Naturezas."


TRABALHO REALIZADO EM 2003, EM
MANDAGUARÍ-PR 

Tentei imprimir a este trabalho uma característica diferente possibilitando que fosse visto de ambos os lados. Pedra de ardósia irregular medindo, aproximadamente, 1 metro x 0,60 mt.

OS DOIS TRABALHOS ABAIXO FORAM REALIZADOS EM MEU ATELIER

SETEMBRO DE 2009 - CLIQUE AQUI E VEJA MAIS DETALHES Esta foi a minha segunda tentativa com este material, a primeira não ficou muito boa. Acredito que com um pouco mais de trabalho com este material conseguirei trabalhos mais agradáveis. Há muito tempo ouvia falar do cimento celular e, algumas vezes procurei encontrá-lo até que, no Leroy Merlin, em Ribeirão Preto, achei. 



ESTUDO EM CIMENTO CELULAR
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS DETALHES

Os dois trabalhos abaixo foram realizados em 2002, em Joinville-SC. Evento da Nipon Bonsai.


Este trabalho foi realizado em 2003, em Cascavel-PR

SLOVAKIA 2010 - NITRA


Trabalho realizado em meu Atelier, Ribeirão Preto, em 2002
DETALHE DO TRABALHO ACIMA


Trabalho realizado em Mandaguari-PR, em 2004


Trabalho realizado em Joinville-SC, em 2004



TRABALHO REALIZADO EM NATAL EM 2007





Idéias usando a mesma pedra.

CONTRUINDO CASAS E PONTES PARA PAISAGENS



VEJA MAIS AQUI


PENJING

Esclarecimentos e informações

Desde há muitos anos venho usando o nome "penjing" para o que, na realidade é o "penjing landscape - terra e água". Verificando os comentários de artistas internacionais para o livro do Qingquan Zhao, o mais renomado mestre neste arte, é fácil observar que é uma expressão usada também em outros países para esta diferente Arte, senão vejamos o que diz Dan Barton, de Bristol, na Inglaterra: 
"O mundo do penjing e do bonsai está em débito com Mr. Zhao por compartilhar, generosamente, sua experiência e sua Arte sobre este assunto....". Como as duas palavras se referem a bonsai, vê-se claramente que Dan Barton usa a palavra penjing para o "penjing landscape - terra e água". 

Dan Barton, não está sozinho ao expressar-se assim pois, Hu Yunhua, de Shangai - China, autor do livro "Chinese Penjing and Penjing: The Chinese Art of Miniatures Gardens", no título do livro já nos diz do uso da expressão para este maravilhoso segmento da Arte Bonsai. 

É bom saber que penjing é a palavra chinesa para bonsai. O venerável Xu Xiaobai, Presidente da Associação dos Artistas do Bonsai, na China, fez em 1996, o prefácio do livro de Mr. Zhao e, em certo trecho diz: "Na China, o Bonsai é dividido em duas categorias principais: árvore bonsai e paisagem de bonsai. Árvore bonsai (Tree penjing) é o que veio a ser conhecido no Ocidente como bonsai. Nos antigos escritos o bonsai era descrito como: a técnica de reduzir o dragão a uma polegada. Paisagem de bonsai - terra e água, é uma forma única de bonsai. Cria formas como a pintura e jardins" 
O ideograma chinês e japonês para a palavra bonsai é muito semelhante. Ainda segundo Xu Xiaobai, esta arte (bonsai) teve seu início na Dinastia Han e Qin em 221 A.C. Isto nos mostra, neste momento, mais de 2000 anos de história. É fácil entender que a história do bonsai se confunde, em certo momento, com o desenvolvimento destas pequenas paisagens embora não tenhamos data para seu começo.


IDÉIAS PARA PAISAGENS DE BONSAI
VÁRIAS PÁGINAS AO LADO, CLIQUE ->
PÁGINA

01
02
03
04
05









Informativo sobre os bonsaístas
reconhecidos no Brasil

Copright 2011 - Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
Powered By