19 Anos

online dedicados aos amantes do bonsai no Brasil e no Mundo.
O tempo não faz de você um bonsaísta, é o seu interior que é ou não.
Bonsai

Árvore centenária repousa no tokonoma
Enquanto repouso em ti.
Vou deixando-me ficar
Aprendendo a secular Arte. 
              
Mário A. G. Leal
Blog Pensando Mario A G Leal
     
Você esta aqui: Home > O Bonsai 1 > Ferramentas
Ferramentas para Bonsai


  Foristas Participantes

  • Bergson - Maceió-AL
  • BS_Freitas - Salvador-BA
  • Toche - Bélgica
  • Marcelo Andrade - Taguatinga-DF
  • Tiaraju P. Rodrigues - Bento Gonçalves-RS
  • Angela Fernandes - Niterói-RJ
  • Marcelo Giovanelli - S. José dos Campos-SP
  • Marçal Lemos Pereira - Niterói-RJ
  • Luciano Benyakob - Teresópolis-RJ

  • No livro, "A DWARFED TREE MANUAL FOR WESTERMERS", de Samuel Newsom, edição de 1960, vê-se as ferramentas usadas naqueles tempo. Isto nos mostra que não é TÃO FUNDAMENTAL termos as ferramentas específicas para desenvolvermos a nossa arte.



    ESTA IMAGEM SERÁ RETIRADA DO AR NO MOMENTO EM QUE O AUTOR OU DETENTOR DOS DIREITOS ACHAR CONVENIENTE. SEU USO NESTE SITE TEM A FINALIDADE DE ESCLARECER AOS INTERESSADOS NAS FERRAMENTAS USADAS NA ARTE BONSAI.






    Kit básico para Iniciantes


    ALICATE COMUM PARA CORTAR ARAME
    SERROTE
    CANIVETE

    Tesouras - Procurem as lojas do tipo cirúrgicas; lá os amigos encontrarão uma infinidade de tesouras (bem afiadas e com cortes bem precisos, passíveis de amolar depois), alicates usados principalmente na área Ortopédica, hastes de aço para substituir hashis. Tudo em aço inox!!! Tesoura utilizada para poda de ramos finos e folhas; tem excelente corte, tamanho adequado e não enferruja... custo só 6 reais. Esta é chamada de Tesoura de Metzenbaum reta. Existem as tesouras do tipo Mayo que são mais robustas.


    Kit Completo

    ALICATE CÔNCAVO OU LATERAL - Este alicate em forma de proa de navio reta é utilizado para cortar galhos de diâmetro médio. É importante para escavar a madeira e produzir uma bela cicatrização. Sua forma permite trabalhar sem a necessidade de se posicionar no prolongamento do ramo para cortá-lo. Muito importante pois retiramos o galho, quando necessário, rente ao tronco ou galho de onde ele sai.
    ALICATE ESFÉRICO OU OVAL Para fazer cortes redondos e profundos, sua lâmina esférica assegura uma cicatrização sem aquele calo alto. É utilizado para cortar galhos de diâmetro médio. Importante para escavar a madeira e fazer cicatrizes bonitas.
    ALICATE PARA JIN Para puxar as fibras de madeira, segurar o arame ou fixá-lo. Para torcer o arame ou retirá-lo. Utiliza-se principalmente para criar um jin. Pode-se usá-lo para torcer dois arames sobre eles mesmos, para fixar a árvore após o reenvase. Apenas as pontas das pinças se tocam.
    ALICATE PARA ARAMES Obrigatório para cortar os arames, sejam de cobre ou de alumínio. As extremidades arredondadas de suas lâminas permitem cortar os arames sem machucar a casca e o tronco. Seus braços longos fazem alavanca e permitem cortar arames de grande diâmetro sem esforço.
    ALICATE TRONCÃO
    Para abrir troncos ou galhos ao meio Para cortar a raiz pivotante e rachar galhos. Esse alicate permite fazer um corte limpo nas raízes, sem amassá-las.
    TESOURA PARA ARAMES
    Para os arames de pequeno diâmetro. De manuseio simples, permite aramar mantendo-a na mão.
    TESOURA PODA
    Trabalhos finos: folhas, ramos, raízes finas. Tesoura para poda de pequenos galhos ou de folhas. São indispensáveis para alcançar o interior da ramagem sem fazer estragos.
    TESOURA PARA RAÍZES
    Tesoura para a poda de galhos e de raízes. Uma das primeiras ferramentas para iniciar no cultivo do bonsai. Muito potentes, têm uma boa empunhadura; sua forma ergonômica concentra toda a força da sua mão na linha de corte. Tem lâminas sólidas.
    TESOURAS
    As Tesouras de Poda. Três modelos interessantes para as podas de formação da ramagem.
    DESFOLIADORES
    ALICATE CÔNCAVO E OVAL Espetacular. Esse alicate em forma de proa de navio, porém arredondado, é utilizado para cortar galhos de diâmetro médio.Faz um corte peculiar, ao mesmo tempo côncavo e escavado.Assim, permite que a ferida se feche no nível do tronco, deixando as cicatrizes praticamente invisíveis. Da mesma forma que o anterior, permite trabalhar sem a necessidade de se posicionar no prolongamento do ramo para cortá-lo.Segundo um representante da empresa Masakuni, quando se usa o alicate côncavo para cortar madeira morta, não se deve utilizar mais do que uma terça parte da lâmina.Essa precaução permite evitar todos os riscos de ruptura dos bicos (as extremidades pontudas) das lâminas desse alicate côncavo
    RASTELO
    Para limpar o solo e as raízes. O gancho serve para desenredar o bolo de raízes, e pode ter uma, duas ou três pontas. A ponta com espátula pode servir de alavanca para soltar o torrão do vaso.
    GANCHO
    De certa forma tem o mesmo uso do rastelo.
    ESTOJO PARA FERRAMENTAS Indispensável para guardar e proteger suas ferramentas. Há vários modelos disponíveis no mercado. Igualmente, são bastante fáceis de fazer.

    Ferramentas Elétricas

    RETIFICADORA DREMEL  
    MATERIAL DE PROTEÇÃO
    Óculos - Luva
     
    SERRA SABRE  
    SERRA TICO-TICO  
    FURADEIRA  

    Acessórios

    PENEIRAS
    Uma base comum para três telas diferentes. Indispensável para o preparo do substrato para os envases e reenvases.
    PENEIRAS
    Uma bacia, daquelas usadas para recolher o óleo do motor é realmente muito prática para este trabalho

    COPOS PARA MEDIÇÃO
    Muito práticas para colocar o substrato nos vasos, respeitando as diferentes granulometrias. Facilitam também a dosagem dos materiais utilizados.

    VASSOURAS
    Freqüentemente considerada, de modo errado, como um objeto de pouca utilidade. Essa ferramenta, feita com fibras, tem função estética e utilitária. Serve para emparelhar a superfície do substrato e livrá-la das folhas mortas e dos restos das podas. Com isso, evitam-se doenças do solo. A outra extremidade da vassoura pode ser utilizada para limpar a casca da árvore.
    ESCOVAS Existem escovas metálicas ou de nylon, para retirar, da casca e dos jin, o musgo e os liquens, ou limpar o nebari.
    PINÇAS
    Sempre útil para eliminar as folhas mortas e as ervas daninhas ou retirar as agulhas dos pinheiros. Algumas são feitas com uma espátula na extremidade, podendo servir de alavanca para soltar o torrão. Outras têm um gancho na extremidade.
    REGADOR
    Seu pescoço longo garante pressão suficiente para obter um jato tipo chuva fina.
    PONTEIRAS PARA REGADOR
    RASHI E PALITOS DE BAMBU Muito práticos para acomodar o substrato entre as raízes, nos reenvases. Os palitos de restaurantes asiáticos servem maravilhosamente.
    FIOS DE ARAME Há três tipos de arames disponíveis. O Fio de Cobre, em rolos de 1 kg. Disponível nos diâmetros de 0,7mm, 0,9mm, 1,2mm, 1,6mm, 2mm, 2,6mm, 3,2mm, 4mm e 5mm. Há arames de diâmetro mais grosso, mas muito raramente são usados; não tenho informações sobre esses diâmetros. O Arame de Alumínio Anodizado, em rolos de 80g, 500g e 1kg. Disponível em 1mm, 1,5mm, 2mm, 3mm, 3,5mm, 4mm, 4,5mm e 5mm (6mm e 7mm, também) O Arame de Alumínio Comum: ainda não temos as informações sobre os pesos de rolos e os diâmetros disponíveis.
    MESA GIRATÓRIA Muito útil, permite uma visão e um acesso rápido a todos os lados da árvore. Há modelos no mercado em PVC, em alumínio fundido ou em asbesto. É muito fácil de fazer.  

    Complementos

    BAÚ PARA FERRAMENTAS
    Um lugar para guardas as suas ferramentas. Sempre muito útil.
     
    SOFTWARE PARA TRABALHOS
    Um programa para trabalhar suas fotos ou desenhos. Muito prático para os seus projetos.
    CÂMERA FOTOGRÁFICA
    Indispensável para um bom acompanhamento do desenvolvimento da árvore.
    MATERIAL DE DESENHO
    Simples e muito útil.

    Comentários recebidos:


    29.10.2006 Tesouras para podas de ramos e raízes; Rachi de bambu para desmanchar torrões de terra e acentuar o substrato no envasamento; Alicate Lateral e Alicate Bola. Eu acho que, para um iniciante essas são as ferramentas básicas. Luiz Cunha.

    28.10.2006 Oi Mário tudo bem! Obrigado pelo convite. Pela minha experiência tenho a dizer que no imediato, com as primeiras árvores, precisei de tesouras para podar, uma só para manter o perfil das zonas verdes, com os ulmeiros por ex., e outra para cortar ramos mais grossos, como por ex. com a carmona. Apercebi-me no decorrer do tempo e com a vontade de realizar trabalhos mais profundos nas minhas árvores, de que precisava dos vários tipos de alicates, bem como ferramentas para ajudar nos transplantes. Actualmente, coleciono material para trabalhar a madeira seca, pelo que adquiri um berbequim, várias brocas, serras, etc... Não me posso esquecer que a par das ferramentas próprias para trabalhar bonsai também tenho muitas outras, vulgares, que se adquirem em qualquer lado e que dão um jeitão. Penso que a necessidade determina a nossa procura e posteriormente a aquisição de novas ferramentas..."Diz-me o que vais fazer e digo-te do que precisas!" Um abraço Ao seu dispor Alberto Silva - Portugal








    Informativo sobre os bonsaístas
    reconhecidos no Brasil

    Copright 2011 - Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
    Powered By