19 Anos

online dedicados aos amantes do bonsai no Brasil e no Mundo.
O tempo não faz de você um bonsaísta, é o seu interior que é ou não.
Bonsai

Árvore centenária repousa no tokonoma
Enquanto repouso em ti.
Vou deixando-me ficar
Aprendendo a secular Arte. 
              
Mário A. G. Leal
Blog Pensando Mario A G Leal
     
Você esta aqui: Home > O Bonsai 1 > História > História no Mundo
História do Bonsai

É uma longa história cujo início, na China, remonta a 200 A.C.. As formas básicas no entanto foram estabelecidas no período da Dinastia TANG (618-907 D.C.), evolução que continuou até a Dinastia QING (1616-1911 D.C.) quando a Arte Penjing começou a declinar. Tem sido novamente apreciada a partir de algumas décadas. Na China, o Penjing é dividido em duas categorias: ÁRVORE PENJING e PAISAGEM PENJING.
 Árvore Penjing é o que conhecemos por Bonsai e era, na China, conhecida como a técnica de reduzir o dragão a uma polegada. Aqui começa a Arte Bonsai conhecida por todos nós.
No Japão os primeiros registros datam da Era Kamimura ( 1192 a 1333 ). Nos pergaminhos de um sacerdote chamado Honen, que viveu neste período, aparecem ilustrações de árvores miniaturizadas. Na Era Edo (1615-1867), o desenvolvimento de plantas em vasos era bastante popular. Observamos, pelas informações, que a Arte Bonsai já tem um longo caminho.
Em 1914 com o interesse do público em geral para com o Bonsai, foi realizada a primeira Exposição Nacional de Bonsai no Japão. Alguns anos depois, 1934, o Museu Metropolitano de Arte de Tóquio instituiu uma exposição anual que acontece até os dias de hoje.
No Brasil, o Bonsai surgiu com a vinda dos imigrantes japoneses no início do século ficando por muitos anos restrito aos seus descendentes o exercício desta Arte. O Bonsai é, entre outras, mais uma Arte desenvolvida pelo Homem e não há como muitos acreditam, nenhuma conotação mística envolvendo esta prática.
Digo sempre que, no Brasil, somos todos principiantes. Uns mais, outros menos. O Bonsai está acontecendo recentemente por aqui, nesta últimas décadas.










Informativo sobre os bonsaístas
reconhecidos no Brasil

Copright 2011 - Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
Powered By