19 Anos

online dedicados aos amantes do bonsai no Brasil e no Mundo.
O tempo não faz de você um bonsaísta, é o seu interior que é ou não.
Bonsai

Árvore centenária repousa no tokonoma
Enquanto repouso em ti.
Vou deixando-me ficar
Aprendendo a secular Arte. 
              
Mário A. G. Leal
Blog Pensando Mario A G Leal
     
Você esta aqui: Home > O Bonsai 1 > Shohin
SHOHIN

Morten Albek
Dinamarca

http://www.shohin-europe.com




O que é um Shohin-bonsai? 

Shohin é a palavra japonesa para a "uma coisa minúscula."  E então como definir as medidas ou o peso visual de uma coisa minúscula?
Sim, é um caso a ser discutido, mas apesar disto, é utilizado algumas regras padrão, a fim de compreender melhor as dimensões e medidas.  É necessário o uso destas regras para serem utilizadas nas mostras e competições.

Shohin-Bonsai in the beginning of autumn clours Prunus
Altura: 18 cm

As réguas básicas determinam que o Shohin-bonsai não pode ser maior que 25cm quando medido da borda do vaso ao topo da árvore. Mas, ao mesmo tempo tem que ser dito, que estas medidas e as regras, têm que ser analisadas com um pouco de tolerância.
A régua principal é que você deve poder  colocar o shohin-bonsai  em uma mão, e tem que expressar a beleza de uma pequena coisa. A medida exata da altura da árvore é o que menos importa, mas é difícil conseguir expressar o sentimento de um bonsai numa árvore que cabe em uma mão que sua altura não seja maior que 25 cm ou 10 polegadas.  A maioria dos shohin-bonsai mede proximadamente 20 cm ou 08 polegadas. 
Uma árvore muito esbelta e elegante cancelará facilmente o limite imposto pela altura, o que realmente importa é a expressão de uma pequena jóia: um Shohin.

Prunus triloba
Altura: 22 cm

Na realidade Shohin-bonsai em sua expressão tem que ser uma coisa minúscula, delicada e graciosa.
Shohin-bonsai tem menos de 25cm na altura, e inclui as seguintes categorias:  Mame-bonsai, 7-10cm; e  Bean-bonsai ou Mini-bonsai  7cm ou menos.


Wafu

O paradoxo que se ver quando se procura compreender um  Shohin é o fato, que as regras de altura podem ser canceladas,  como no exemplo de uma árvore muito delgada .  No exemplo de uma árvore muito valiosa, com grande expressão artística e bem antiga, é possível também relevar os 25 cm ou 10 polegadas que limitariam a altura das árvores.
A categoria  Wafu, que cobre as árvores pequenas muito apreciadas e valiosas do Japão, não está preocupada com as medidas. A coisa a mais importante aqui é percepção perfeita de uma árvore adulta e minúscula.  E isso inclui a possibilidade de envolver a árvore com apenas uma mão.

Detalhes

Display de Shohin na, WBC Convenção de Munique - 2001


Um Shohin-bonsai pode ser feito nos mesmos estilos e formas que grandes bonsai.  Cada coisa é feita de maneira proporcional, de uma forma simples e sugestiva.
Mas exige certamente um maior nível de precisão do artista ao trabalhar galhos, dar forma à madeira morta etc..  Apenas algumas galhos ou folhas  dispostas erroeamente, podem afetar a harmonia do trabalho, e prejudicar a expressão e visualização de uma grande árvore.
Todo esse conjunto crescente de experiências com o trabalho detalhado executado no  Shohin-bonsai podem ser convertidos em refinamento do trabalho em bonsai grandes.  Desta maneira as árvores pequenas podem ensinar como as grandes devem crescer em qualidade.









Informativo sobre os bonsaístas
reconhecidos no Brasil

Copright 2011 - Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
Powered By