19 Anos

online dedicados aos amantes do bonsai no Brasil e no Mundo.
O tempo não faz de você um bonsaísta, é o seu interior que é ou não.
Bonsai

Árvore centenária repousa no tokonoma
Enquanto repouso em ti.
Vou deixando-me ficar
Aprendendo a secular Arte. 
              
Mário A. G. Leal
Blog Pensando Mario A G Leal
     
Você esta aqui: Home > Variedades > A Mulher e o Bonsai > Vânia Fortes
VÂNIA FORTES

Nasci em Campo Grande, Estado do Rio de Janeiro. 
Em 1984, ingressei no curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa, graduando-me em janeiro de 1989.
Quando assisti o filme Karatê Kid e vi umas árvores miúdas sendo trabalhadas com atenção e carinho pelas mãos do Sr. Miyagi (Pat Morita, hoje falecido), aconteceu meu encantamento
arrebatador pelos bonsai.
Então comecei a criar arvorezinhas. Alguns dos  exemplares que criei estão hoje em alguns estados do país, além de Minas Gerais, onde resido. Hoje, o cultivo do bonsai faz parte da minha agenda diária. 
Concluí meu mestrado voltado para a ciência ambiental em março de 2000 e atualmente dedico-me ao paisagismo de áreas verdes e produção de obras técnicas versando sobre jardinagem.  Ao cumprir uma das exigências  do curso de graduação, escrevi minha monografia intitulada “Bonsai – uma introdução à engenhosa tecnologia japonesa”. Nessa ocasião já era evidente minha motivação pelo tema, o que vem evoluindo até hoje.


Meu primeiro contato com um Bonsaista, o senhor Hideo Okamoto, com a finalidade de coletar dados para minha monografia, citada acima. O senhor Okamoto produz bonsai em sua chácara localizada em Itú e comercializa alguns exemplares no CEASA, em São Paulo.
ARTE E TÉCNICA DO BONSAI – PASSO A PASSO Outra iniciativa que tomei há seis anos foi a de empreender providências para a produção de um DVD sobre bonsai acompanhado de um manual correspondente. Nesse videocurso você vai aprender, passo a passo, as principais técnicas de criação e de manutenção de um bonsai.
Viveiro
BONSAI – Arte e Técnica, passo a passo Procurei colocar neste livro tudo aquilo que considerei importante para quem pretende ingressar no cultivo de bonsai. Creio que nele você encontrará todas as dicas necessárias sobre a técnica e a arte ligadas a essa atividade, desde a escolha da espécie e do estilo até a manutenção do substrato em condições adequadas, através dos anos da existência do bonsai.








Informativo sobre os bonsaístas
reconhecidos no Brasil

Copright 2011 - Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
Powered By